Conheça os pratos de uma uma bateria
Prato ou címbalo é o nome genérico
atribuído a vários instrumentos musicais de percussão. Os pratos são
construídos a partir de uma liga de metal, geralmente feita de latão ou
bronze, existem também as feitas de ouro e prata. A percussão pode ser
feita utilizando as baquetas ou golpeando cada um dos pratos um contra o
outro, nesse caso pode-se deixar a vibração livre ou ainda abafando a
vibração imediatamente após o impacto, de acordo com o efeito desejado.
Antigamente os pratos não tinham uma
função especializada. Um mesmo prato era utilizado para atacar e
conduzir, não existia distinção. Depois, com o tempo, foram
desenvolvendo novas tecnologias que permitiam projetar um prato para uma
sonoridade com função mais estrita e específica. Ou seja, tratando-se
de tipos de pratos, estamos, na verdade, falando sobre para quais
funções aquele prato foi desenvolvido dentro do kit.
Existem inúmeras marcas, tamanhos,
espessuras e tipos, mas há seis modelos principais e indispensáveis em
uma bateria musical: Prato de ataque (ou crash), prato de corte (ou
splash), prato de condução (ou ride), prato de choque ou chimbal (ou
hi-hat) e o prato chinês (ou china). Confira a seguir suas funções:
Prato de ataque (ou crash)
É usado para acentuações de início e fim de compasso com bastante
volume. Ou seja, você utiliza para dar ritmo. Suas características
principais são a de um som explosivo, que tenha ataque rápido e um
sustain prolongado com volume. As medidas mais utilizadas nos crashes
vão de 14” a 19”. Porém existem crashes de até 21”.
Prato de corte (ou splash)
Usados para acentuações leves e efeitos com pouco volume. O splash é um prato de efeito derivado do crash. Alguns músicos sentiram necessidade de um som de crash com menos volume e mais ataque e menos sustain que os crashes convencionais.
Usados para acentuações leves e efeitos com pouco volume. O splash é um prato de efeito derivado do crash. Alguns músicos sentiram necessidade de um som de crash com menos volume e mais ataque e menos sustain que os crashes convencionais.
Prato ou címbalo é o nome genérico
atribuído a vários instrumentos musicais de percussão. Os pratos são
construídos a partir de uma liga de metal, geralmente feita de latão ou
bronze, existem também as feitas de ouro e prata. A percussão pode ser
feita utilizando as baquetas ou golpeando cada um dos pratos um contra o
outro, nesse caso pode-se deixar a vibração livre ou ainda abafando a
vibração imediatamente após o impacto, de acordo com o efeito desejado.
Antigamente os pratos não tinham uma
função especializada. Um mesmo prato era utilizado para atacar e
conduzir, não existia distinção. Depois, com o tempo, foram
desenvolvendo novas tecnologias que permitiam projetar um prato para uma
sonoridade com função mais estrita e específica. Ou seja, tratando-se
de tipos de pratos, estamos, na verdade, falando sobre para quais
funções aquele prato foi desenvolvido dentro do kit.
Existem inúmeras marcas, tamanhos,
espessuras e tipos, mas há seis modelos principais e indispensáveis em
uma bateria musical: Prato de ataque (ou crash), prato de corte (ou
splash), prato de condução (ou ride), prato de choque ou chimbal (ou
hi-hat) e o prato chinês (ou china). Confira a seguir suas funções:
Prato de ataque (ou crash)
É usado para acentuações de início e fim de compasso com bastante volume. Ou seja, você utiliza para dar ritmo. Suas características principais são a de um som explosivo, que tenha ataque rápido e um sustain prolongado com volume. As medidas mais utilizadas nos crashes vão de 14” a 19”. Porém existem crashes de até 21”.
É usado para acentuações de início e fim de compasso com bastante volume. Ou seja, você utiliza para dar ritmo. Suas características principais são a de um som explosivo, que tenha ataque rápido e um sustain prolongado com volume. As medidas mais utilizadas nos crashes vão de 14” a 19”. Porém existem crashes de até 21”.
Prato de corte (ou splash)
Usados para acentuações leves e efeitos com pouco volume. O splash é um prato de efeito derivado do crash. Alguns músicos sentiram necessidade de um som de crash com menos volume e mais ataque e menos sustain que os crashes convencionais.
Usados para acentuações leves e efeitos com pouco volume. O splash é um prato de efeito derivado do crash. Alguns músicos sentiram necessidade de um som de crash com menos volume e mais ataque e menos sustain que os crashes convencionais.
Prato de condução (ou ride)
Utilizado para a marcação do compasso e condução da música. É o prato utilizado para conduzir o groove. Condução é a parte do groove que segue continuamente e serve como uma base para se colocar as batidas acentuadas. Os tamanhos de rides mais utilizados estão entre 18” e 22”, porém existem outros. A grande superfície permite que sejam exploradas diversas regiões do prato, com resultados sonoros bastante diversos. E ainda temos os chamados “Crash-Rides” que são pratos com características intermediárias entre o Crash e o Ride, que possibilita seu uso tanto para condução como para ataque.
Utilizado para a marcação do compasso e condução da música. É o prato utilizado para conduzir o groove. Condução é a parte do groove que segue continuamente e serve como uma base para se colocar as batidas acentuadas. Os tamanhos de rides mais utilizados estão entre 18” e 22”, porém existem outros. A grande superfície permite que sejam exploradas diversas regiões do prato, com resultados sonoros bastante diversos. E ainda temos os chamados “Crash-Rides” que são pratos com características intermediárias entre o Crash e o Ride, que possibilita seu uso tanto para condução como para ataque.
Prato ou címbalo é o nome genérico
atribuído a vários instrumentos musicais de percussão. Os pratos são
construídos a partir de uma liga de metal, geralmente feita de latão ou
bronze, existem também as feitas de ouro e prata. A percussão pode ser
feita utilizando as baquetas ou golpeando cada um dos pratos um contra o
outro, nesse caso pode-se deixar a vibração livre ou ainda abafando a
vibração imediatamente após o impacto, de acordo com o efeito desejado.
Antigamente os pratos não tinham uma
função especializada. Um mesmo prato era utilizado para atacar e
conduzir, não existia distinção. Depois, com o tempo, foram
desenvolvendo novas tecnologias que permitiam projetar um prato para uma
sonoridade com função mais estrita e específica. Ou seja, tratando-se
de tipos de pratos, estamos, na verdade, falando sobre para quais
funções aquele prato foi desenvolvido dentro do kit.
Existem inúmeras marcas, tamanhos,
espessuras e tipos, mas há seis modelos principais e indispensáveis em
uma bateria musical: Prato de ataque (ou crash), prato de corte (ou
splash), prato de condução (ou ride), prato de choque ou chimbal (ou
hi-hat) e o prato chinês (ou china). Confira a seguir suas funções:
Prato de ataque (ou crash)
É usado para acentuações de início e fim de compasso com bastante volume. Ou seja, você utiliza para dar ritmo. Suas características principais são a de um som explosivo, que tenha ataque rápido e um sustain prolongado com volume. As medidas mais utilizadas nos crashes vão de 14” a 19”. Porém existem crashes de até 21”.
É usado para acentuações de início e fim de compasso com bastante volume. Ou seja, você utiliza para dar ritmo. Suas características principais são a de um som explosivo, que tenha ataque rápido e um sustain prolongado com volume. As medidas mais utilizadas nos crashes vão de 14” a 19”. Porém existem crashes de até 21”.
Prato de corte (ou splash)
Usados para acentuações leves e efeitos com pouco volume. O splash é um prato de efeito derivado do crash. Alguns músicos sentiram necessidade de um som de crash com menos volume e mais ataque e menos sustain que os crashes convencionais.
Usados para acentuações leves e efeitos com pouco volume. O splash é um prato de efeito derivado do crash. Alguns músicos sentiram necessidade de um som de crash com menos volume e mais ataque e menos sustain que os crashes convencionais.
Prato de condução (ou ride)
Utilizado para a marcação do compasso e condução da música. É o prato utilizado para conduzir o groove. Condução é a parte do groove que segue continuamente e serve como uma base para se colocar as batidas acentuadas. Os tamanhos de rides mais utilizados estão entre 18” e 22”, porém existem outros. A grande superfície permite que sejam exploradas diversas regiões do prato, com resultados sonoros bastante diversos. E ainda temos os chamados “Crash-Rides” que são pratos com características intermediárias entre o Crash e o Ride, que possibilita seu uso tanto para condução como para ataque.
Utilizado para a marcação do compasso e condução da música. É o prato utilizado para conduzir o groove. Condução é a parte do groove que segue continuamente e serve como uma base para se colocar as batidas acentuadas. Os tamanhos de rides mais utilizados estão entre 18” e 22”, porém existem outros. A grande superfície permite que sejam exploradas diversas regiões do prato, com resultados sonoros bastante diversos. E ainda temos os chamados “Crash-Rides” que são pratos com características intermediárias entre o Crash e o Ride, que possibilita seu uso tanto para condução como para ataque.
Prato de choque ou chimbal (ou hi-hat)
É usado para marcação do compasso e condução da música. Este prato é usado para definir o par de pratos montados em uma estante especial, chamada de máquina de chimbal, que permite que os pratos sejam tocados um contra o outro através de um pedal. É mais utilizado para condução, usando os pratos em posição “fechada” (pedal acionado) e tocados com a baqueta. Isso gera um som com um ataque muito bem definido e com um sustain muito curto, ideal para condução de ritmos mais modernos.
É usado para marcação do compasso e condução da música. Este prato é usado para definir o par de pratos montados em uma estante especial, chamada de máquina de chimbal, que permite que os pratos sejam tocados um contra o outro através de um pedal. É mais utilizado para condução, usando os pratos em posição “fechada” (pedal acionado) e tocados com a baqueta. Isso gera um som com um ataque muito bem definido e com um sustain muito curto, ideal para condução de ritmos mais modernos.
Prato chinês (ou china)
São pratos usados para efeitos de destaque em certas ocasiões. O prato china (pronuncia-se “tcháina”) possui um timbre diferenciado, com predominância de som na faixa dos médios agudos, utilizado a gosto do instrumentista para efeitos e destaques nas músicas. São facilmente identificáveis pelo seu bordo recurvado para o exterior.
São pratos usados para efeitos de destaque em certas ocasiões. O prato china (pronuncia-se “tcháina”) possui um timbre diferenciado, com predominância de som na faixa dos médios agudos, utilizado a gosto do instrumentista para efeitos e destaques nas músicas. São facilmente identificáveis pelo seu bordo recurvado para o exterior.
Antigamente os pratos não tinham uma função especializada. Um mesmo prato era utilizado para atacar e conduzir, não existia distinção. Depois, com o tempo, foram desenvolvendo novas tecnologias que permitiam projetar um prato para uma sonoridade com função mais estrita e específica. Ou seja, tratando-se de tipos de pratos, estamos, na verdade, falando sobre para quais funções aquele prato foi desenvolvido dentro do kit.
Existem inúmeras marcas, tamanhos, espessuras e tipos, mas há seis modelos principais e indispensáveis em uma bateria musical: Prato de ataque (ou crash), prato de corte (ou splash), prato de condução (ou ride), prato de choque ou chimbal (ou hi-hat) e o prato chinês (ou china). Confira a seguir suas funções:
Prato de ataque (ou crash)
É usado para acentuações de início e fim de compasso com bastante volume. Ou seja, você utiliza para dar ritmo. Suas características principais são a de um som explosivo, que tenha ataque rápido e um sustain prolongado com volume. As medidas mais utilizadas nos crashes vão de 14” a 19”. Porém existem crashes de até 21”.
Prato de corte (ou splash)
Usados para acentuações leves e efeitos com pouco volume. O splash é um prato de efeito derivado do crash. Alguns músicos sentiram necessidade de um som de crash com menos volume e mais ataque e menos sustain que os crashes convencionais.
Prato de condução (ou ride)
Utilizado para a marcação do compasso e condução da música. É o prato utilizado para conduzir o groove. Condução é a parte do groove que segue continuamente e serve como uma base para se colocar as batidas acentuadas. Os tamanhos de rides mais utilizados estão entre 18” e 22”, porém existem outros. A grande superfície permite que sejam exploradas diversas regiões do prato, com resultados sonoros bastante diversos. E ainda temos os chamados “Crash-Rides” que são pratos com características intermediárias entre o Crash e o Ride, que possibilita seu uso tanto para condução como para ataque.
Prato de choque ou chimbal (ou hi-hat)
É usado para marcação do compasso e condução da música. Este prato é usado para definir o par de pratos montados em uma estante especial, chamada de máquina de chimbal, que permite que os pratos sejam tocados um contra o outro através de um pedal. É mais utilizado para condução, usando os pratos em posição “fechada” (pedal acionado) e tocados com a baqueta. Isso gera um som com um ataque muito bem definido e com um sustain muito curto, ideal para condução de ritmos mais modernos.
Prato chinês (ou china)
São pratos usados para efeitos de destaque em certas ocasiões. O prato china (pronuncia-se “tcháina”) possui um timbre diferenciado, com predominância de som na faixa dos médios agudos, utilizado a gosto do instrumentista para efeitos e destaques nas músicas. São facilmente identificáveis pelo seu bordo recurvado para o exterior.
DICA: Quanto maior o prato, maior será o seu volume.
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